PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM
“SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO”


A complexidade da gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas, conduz à necessidade de adoção de modelos de sistemas de gestão consagrados no mercado ou baseados em normas internacionais, tais como a NBR ISO 9001:2008. O Programa de Capacitação em “Sistema Integrado de Gestão da Informação” foi concebido a partir do conhecimento das principais características dos referidos sistemas de gestão.

O Programa foi estruturado em Módulos, com temas específicos e complementares. No entanto, o participante que não realizar um dos Módulos, por considerar que já possui informação suficiente sobre o tema, não perderá a visão sistêmica do Programa, pois cada um dos Instrutores está habilitado a fazer o devido alinhamento dos Módulos e conduzir o seu respectivo tema com o aprofundamento técnico necessário.



A experiência e a visão integrada dos Instrutores nos temas apresentados, consolidadas em diversos trabalhos realizados para instituições públicas e privadas, bem como o conhecimento acumulado no ambiente acadêmico, permitem afirmar que o Programa apresentará as informações tanto pertinentes à relevância do tema quanto aos principais passos de implementação de um sistema de gestão.

Como resultado do Programa é esperado que as organizações consigam implementar um sistema de gestão que pode ser representado, de forma resumida, no quadro abaixo. Destacamos a utilização do software AstrumX, que é a ferramenta utilizada para o modelo de gestão documental:



A QUEM SE DESTINA:

Profissionais dos diversos níveis envolvidos com sistemas de gestão, mudanças, inovações e estruturação organizacional.

O Programa permite aprofundar o conhecimento daqueles que atuam com gestão de processos e indicadores, gestão da documentação e informação, tecnologia e segurança da informação, gerenciamento eletrônico de documentos e gestão de pessoas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1: GESTÃO POR PROCESSOS DE TRABALHO
Instrutora: Maria Elisa Macieira


Visão Geral de Processos
Benefícios e Desafios na Implementação de um Modelo de Gestão por Processos
Abordagem Funcional x Abordagem por Processos
Processos e ISO 9000
Processos e Estratégia Organizacional
Processos e Estrutura Organizacional
Mapeamento e Modelagem de Processos
Análise e Melhoria de Processos

Processos, Documentos e Registros

Documentação dos Processos de Trabalho

Requisitos da Norma NBR ISO 9001:2008 para Gestão de Documentos e de Registros.


Módulo 2: GESTÃO DE DOCUMENTOS

Instrutora: Maria Rosângela da Cunha


Gestão de Documentos
Modelos Internacionais de Gestão de Documentos
Requisitos da Norma ISO 15.489-1 e 15.489-2 de Gestão de Documentos
Sistema de Gestão de Documentos
Programa de Gestão de Documentos
Metodologia do Programa de Gestão de Documentos
Identificação das competências, funções e atividades
Identificação dos registros (documentos arquivisticos) gerados pelas atividades
Avaliação e definição dos requisitos dos registros (documentos arquivístios)
Elaboração de instrumentos de gestão documental


Módulo 3: INDICADORES: AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE RESULTADOS
Instrutor: Mauriti Maranhão


Por que Indicadores?
Visão geral da organização
Tipos de Indicadores
Indicadores e Metas
Quantidade de Indicadores
Quadro de Bordo (Dashboard)

Estatística Aplicada a Indicadores

Interpretação de Indicadores e Análise de Dados

Metodologia para Implementar Indicadores

Estudo de Caso: Aplicação Prática



Módulo 4: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Instrutor: Maria Rosângela da Cunha e Filipe Almada Souto


Certificação Digital e Questões Legais
ICP-Brasil (autenticidade e não-repúdio)
Certificados Digitais
Papeis e responsabilidades
Responsabilidade dos gestores na manutenção da Segurança de informações

Conscientização, educação e treinamento em Segurança da Informação

Classificação das Informações

Objetivos da classificação da informação

Critérios para a classificação da informação

Fundamentos e tratamento da informação classificada

Estabelecimento da classificação da informação

Gestão de Continuidade dos Negócios

 

 

Módulo 5: ECM - ENTERPRISE CONTENT MANAGEMENT
Instrutor: Filipe Almada Souto


Infraestrutura
Arquitetura e sua importância (Solução e Sistema)
Apresentação de cenários de (Solução e Sistema)
Diferenciais sobre o investimento na Arquitetura
Análise das Soluções de ECM existentes no mercado

Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14721 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15472.

 

 

Módulo 6: GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
Instrutor: André Freitas


Estratégia organizacional
Sistema de gestão de pessoas por competências
Indicadores de competências
Matriz de competências
Avaliação de desempenho com base em competências

Banco de talentos

Plano de desenvolvimento profissional com base em competências

Recrutamento, Seleção e Movimentação Interna com base em competências.

 

 

Módulo 7: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Instrutor: Luiz Lourenço de Mello Filho


Mapeamento e Modelagem do Conhecimento
Taxonomia do Conhecimento, Mapas Conceituais e Folksonomia
Modelos de recuperação da informação
Data mining e Text Mining
Web Semântica, agentes inteligentes e ontologias

 

CARGA HORÁRIA

Cada módulo terá duração de 2 dias (16 horas)


AGENDA - Programada

Módulo 1: Gestão por Processos de Trabalho
Módulo 2: Gestão Documental
Módulo 3: Indicadores: Avaliação Qualitativa de Resultados
Módulo 4: Segurança da Informação
Módulo 5: ECM
Módulo 6: Gestão de Pessoas por Competências
Módulo 7: Gestão do Conhecimento

* As datas poderão sofrer mudanças mediante comunicação antecipada da ISSX e Par Consult.

Horário: À combinar
Local: In Company ou à combinar
Inscrição: On demand - 7 Módulos - Confira nossas formas de pagamento.

Obs: Valores especiais para grupos, empresas e na aquisição de todos os módulos.

Modalidade
- On demand

Itens inclusos:
- Conteúdo do curso (Apostilas, Meio digital - Slides);

Currículos dos instrutores:

MARIA ELISA BASTOS MACIEIRA
Mestre em Administração pela EBAP/Fundação Getulio Vargas. Administradora pela EBAP/FGV. Coautora dos Livros: “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho” e “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro" e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Autora do Curso “Gestão do Poder Judiciário” da FGV Online. Professora do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV; UFF/Universidade da Força Aérea. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Realizou trabalhos nas seguintes Instituições: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Fiocruz, Eletrobras, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: TRT/CE, TRE-RJ, TJES, TRT/RS, TRF/RS, TJRS, TRE/ES, TRF/4ª Região, TRT/GO, TRT/SC, ESAD, TRE/DF, TCU, Prefeitura do RJ, Vale do Rio Doce, SENAI/GO, SEBRAE/RO, entre outras.

MARIA ROSÂNGELA DA CUNHA
MBA em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-Graduada na Escuela de Archivos para Iberoamérica - Universidade de Alcalá de Henares - Espanha, Especialização em Organização de Arquivos Públicos – Universidade de São Paulo, Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Goiás. Integrou a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, com participação na elaboração do e-ARQ-Brasil (Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Instrutora e Consultora em Gestão Documental, Segurança da Informação, Certificação Digital e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitão de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil onde foi Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 14/01/1987 até 12/06/2008, no desempenho dessa função: Desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha; Desenvolveu o Sistema para levantamento da produção documental e coordenou a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa; Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e Coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha. Coordenou ainda o programa de gestão de documental e implantação do Processo Digital no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

MAURITI MARANHÃO
Mestre em Engenharia Mecânica pela EFEI. Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e Estatístico pela ENCE/IBGE. Especialização na França e na Inglaterra. Autor dos Livros: “ISO 9000 – Manual de Implementação” (8ª edição) e Coautor dos Livros “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho”, "A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro", “Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Professor (graduação e pós-graduação) da FGV, UFF, UNIFA, CTA, IME, UNESP, CEFET e outras. Consultor de organizações públicas e privadas, com experiência em controle estatístico de processo, sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000 e QS-9000, gestão organizacional, modelagem de processos de trabalho, logística e planejamento estratégico. Consultor das seguintes Instituições: TRE-RJ, Eletrobras, Fiocruz, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, PETROBRAS, ALCOA, SANEAGO, Mane do Brasil, EXPLO, IPqM, IMBEL e outras.

FILIPE ALMADA SOUTO
Mestre em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação pela Universidad de Léon, Pós-Graduado em Gestão Empresarial em Tecnologia da Informação, graduado em Tecnologia em Redes de Computadores, ambas pela Universidade Estácio de Sá. Atuando na área de treinamento, consultoria e assessoria em Tecnologia da Informação e Comunicação desde 1996. Experiente em projetos baseando-se no PMI na norma PMBOK, posicionado no ranking dos profissionais mais certificados pela IBM. Especialista em Infraestrutura, Arquitetura de Solução, Arquitetura de Sistemas e Segurança em Redes. Certificações: IT Service Management, (EXIN), ITIL, CASA II SR2688884 IBM. Consultor das seguintes Instituições: Marinha do Brasil, CASNAV, Brazilian Naval Commission (Washington DC - LONDON), Cobra, Schott, Soenergy, White Martins, Sotreq, Daniel Advogados, Ágora, GLobo.com, Hstern; IBGE; Technip; TBG; Mongeral; Icatu Holding; Icatu Hartford; Ipiranga Asfaltos; Dentsply, VALE, Casa & Video. Coordenou ainda a implantação tecnológica do Processo Digital no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

ANDRÉ LUIZ FREITAS
Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM / RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE / SP). Engenheiro Mecânico (UNITAU / SP). Coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro” editado pela FGV/RJ. É professor da FGV nos MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica da TI (orientação ao TCC) e da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências). Foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) no MBA de Gestão de Pessoas. Foi professor da ESPM/RJ, onde lecionou a disciplina de Marketing Estratégico e conduziu o workshop de Criatividade. É consultor desde 1989 em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas, com grande vivência em Gestão de Pessoas na administração pública, Gestão de Processos e Estratégia Empresarial. Desde 2002 integra o banco de prestadores de serviços técnicos de consultoria da FGV Projetos. Sua experiência profissional inclui passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. Dentre as organizações, públicas e privadas, para as quais já prestou serviços de consultoria, destacam-se: TRE/RJ, TRE/PE, TJ/PE, Personal Service, GSK, SERPROS, Poder Judiciário/RJ, TRT/RJ, MP/RJ, PETROBRÁS, FININVEST, Mercedes Benz do Brasil, GR Serviços de Alimentação, KLÜBER Lubrication, PREVI, L’ORÉAL, CETIP, GLOBOSAT, Rede GLOBO, GLOBOPAR, Produtos ROCHE, entre outras.

LUIZ LOURENÇO DE MELLO FILHO
Mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense UFF. Bacharel em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professor do Curso de pós-graduação em administração pública da Fundação Getulio Vargas na disciplina de Gerenciamento de Projetos. Professor do MBA de Capacitação em Poder Judiciário e da Graduação da FGV-Direito, Professor do MBA de Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade da Força Aérea – UNIFA, Universidade Gama Filho – UGF, entre outras. Especialista em Modelagem de Processos, Planejamento Estratégico e Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem atuado em diversos projetos na área de tecnologia da informação. Consultor das seguintes Instituições: Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, Souza Cruz, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Generali Seguros, Stolt Comex, FININVEST MEK Engenharia, entre outras.

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