Gestão da Informação

O avanço das novas tecnologias, a facilidade de uso e a redução nos custos de computadores e redes provocaram, nas últimas décadas, uma explosão na produção de informação, isto se reflete em todos os campos, produção científica, literária, e também nas informações produzidas e recebidas no dia a dia das organizações.

Segundo Angeloni (2004), nos últimos 30 anos foram produzidas mais informações que nos últimos 5000 anos. Essa produção muitas vezes é também informação mal organizada, esquecemos que o objetivo da informação é informar, produzimos mais dados que conseguimos processar.

"O grande desafio do momento é transformá-las em conhecimento. O executivo do início do século XX se defrontava com uma grande carência de informação como suporte à tomada de decisão, um executivo do início do século XXI encontra-se soterrado num mar de informação. A questão agora é gerir essa informação e retirar dela o subsídio para a tomada de decisão”. (Angeloni, 2004 p. 48)

Se por um lado essa explosão informacional causa stress, por outro a transformação desse conteúdo em conhecimento adequado proporciona a possibilidade de planejamento a longo prazo nas mais diversas áreas, possibilitando a previsão de acontecimentos e agilizando o processo de tomada de decisão.

A rapidez nas tomadas de decisões exige alta qualidade dos dados armazenados e um eficiente sistema de comunicação, que permita a rápida circulação da informação e do conhecimento, sendo, para isso, indispensável o uso de tecnologia.

Neste contexto, a Gestão da Informação se apresenta como uma poderosa ferramenta para o aumento de competitividade das empresas. Novas tecnologias da Informação e comunicação são utilizadas para mapear o conhecimento e gerar melhoria nos processo, redução de custos e desenvolvimento de novos produtos.

A prática da Gestão da Informação requer que a organização crie mecanismos eficazes que proporcionem tanto a produção dinâmica e contínua do conhecimento, como a oferta dos conhecimentos já existentes na empresa ou que possam ser buscados no ambiente externo. Quanto maior for o acesso e a utilização ao conhecimento existente, maior será a produção de novos conhecimentos, que se transformam em novos produtos e serviços, criando uma vantagem competitiva para o negócio da empresa.

A ISSX contribui de várias maneiras para a gestão da informação na empresa, seja pela busca e organização de dados e informações registradas, seja pela disseminação dos conteúdos armazenados. Sua atuação possibilita a implantação de um serviço de disseminação seletiva da informação, uma das formas de gerenciar o conhecimento empresarial, uma vez que provoca a organização e o uso intensivo da informação e do conhecimento relevantes de forma adequada, sem desperdícios de tempo e esforço por parte dos usuários.

GESTÃO INTEGRAL DA INFORMAÇÃO